domingo, 27 de maio de 2012

Casa Cor Santa Catarina: container marítimo vira escritório

Pocket Office é exemplo de versatilidade e eco-eficiência
                    Ambiente da Casa Cor Santa Catarina, foi projetado dentro de um container marítimo reutilizado.
                     O Pocket Office, projeto das arquitetas Lívia Ferraro, Maíra Queiroz e Vanessa Faller, em parceria com os engenheiros Cláudio Menescal e Jonas Balieiro Rossi, promete trazer versatilidade e eco-eficiência aos ambientes da Casa Cor Santa Catarina, que acontece de 15 de maio a 24 de junho no Mirante da Lagoa, em Florianópolis.  
                  O espaço compacto, concebido tanto para ser um home office ou escritório corporativo, é feito de container reutilizado, o que garante que seja ampliado de acordo com a necessidade do cliente. “Além de sustentáveis, as construções em container têm caráter multifuncional: podem ser transportadas para qualquer região e adaptadas a diversas atividades”, comenta Lívia, que foi a responsável pela primeira obra arquitetônica em container do Brasil, em 2009.
                      O Pocket Office tem espaço de reuniões, mesa de trabalho para duas pessoas, banheiro, lavabo, copa e ampla varanda. “A intenção primordial foi aliar funcionalidade, consciência ambiental e estética marcante”, garantem as responsáveis pelo interior, Maira e Vanessa.
                     Na fachada, faixas verticais revestidas de materiais coloridos e peças em resina iluminada, com estampa em animal print, recepcionam os visitantes e dão uma amostra do ambiente descolado. 
                         Reciclagem de materiais e marcenaria consciente
Excelente como matéria-prima, apenas 1% de uma obra em container é disperdiçado. Em construções convencionais esse número é de 30%. 
                        Seguindo a premissa eco-eficiente, o piso é feito em material com base em pneu reciclado e os rodapés são de poliestireno reaproveitado. 
                        O deck, todo montado com peças de madeira plástica, feita com material reciclado, traz a integração das partes externa e interna e permite apreciar a bela paisagem para a Lagoa da Conceição, palco da Casa Cor SC 2012.
                    O projeto conta ainda com excelente iluminação natural, lâmpadas de baixo consumo e pintura à base de água. A marcenaria fixa foi desenvolvida com madeira certificada e sob medida, visando aproveitar de forma consciente o máximo nos mínimos espaços.
                    Fotos: Rudi Bodanese foto@rudibodanese.com.br 48 3222 2255

Nenhum comentário:

Postar um comentário